ESTRATÉGIA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Eficiência operacional significa executar processos de negócio semelhantes melhor do que os concorrentes. Isso implica em valer-se de todo o tipo de práticas que permitem a uma organização utilizar, da melhor forma, os seus recursos, por exemplo, reduzindo os defeitos dos produtos, desenvolvendo produtos melhores mais rapidamente e/ou redução de perdas.

O professor Michael Porter, em seu artigo "What is Strategy", publicado na Harvard Business Review, explica que eficiência operacional não é estratégia, mas ambas são importantes para as empresas. Enquanto a primeira significa fazer melhor aquilo que os concorrentes também fazem, a segunda leva à realização de coisas que os concorrentes não fazem.

Ocorre que para uma boa estratégia é preciso ter eficiência operacional, ou seja, a eficiência operacional é alicerce da estratégia.

A maioria dos gestores descreve o posicionamento estratégico em termos dos seus clientes. Mas a essência da estratégia de negócio está nos processos de negócio - optar por exercer processos de negócio de modo diferente ou exercer processos de negócio diferentes daqueles executados pelos rivais. Senão, uma estratégia de negócio não seria mais do que um slogan publicitário que não sobreviveria ao primeiro teste de mercado.

RKSAM permite entender os processos de negócio, a utilização do capital humano neles e é claro, a otimização com foco na eficiência operacional. Níveis excelentes de eficiência operacional sustentarão as melhores estratégias!!!

Veja o vídeo

Aumente a Eficiência Operacional do Seu Negócio

Solicite uma demonstração e veja os resultados.